sexta-feira, 8 de junho de 2007

Investimento em Curitiba é "alarme falso"

O possível investimento de empresas européias em Curitiba para a Copa 2014, como noticiou a Gazeta Mercantil, na verdade não passa de "alarme falso". As empresas projetam investimentos no Paraná, mas em setores que nada têm a ver com o futebol. O esclarecimento foi feito ontem pelo jornal Gazeta do Povo:
Apenas um alarme falso. Assim pode ser definido o suposto interesse das empresas Wolfsburg AG, da Alemanha, e Nüesch Development, da Suíça, em investir R$ 3,1 bilhões em obras para a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba, São Paulo e Salvador. Segundo reportagem publicada ontem pelo jornal Gazeta Mercantil, a holding formada pelos fundos de pensões das duas companhias injetaria esta quantia para erguer modernos complexos esportivos formados por estádios e hotéis.

Ontem à noite, a Gazeta do Povo entrou em contato com Moema Wertheimer, do escritório Moema Wertheimer Arquitetura, parceiro nacional da Wolfsburg AG e da Nüesch. Segundo a arquiteta, a holding européia chegou a ser procurada por outros estados para a captação de recursos à Copa de 2014, mas não pelo Paraná.

“Não fomos procurados por ninguém da área de Curitiba”, afirmou. Segundo ela, os parceiros estrangeiros têm interesse, sim, em investir na construção de um centro de pesquisa avançada em tecnologia na região da capital do estado.


Segundo Moema, a iminente realização do Mundial no Brasil já está movimentando o mercado europeu, que tem interesse em investir no país em virtude da competição. “O Brasil é um forte candidato, mas fraco em infra-estrutura. E os europeus têm uma visão mais ampla e estratégias diferenciadas. Sabem que um estádio não se sustenta apenas com jogos de futebol”, afirmou.

Nenhum comentário: