quinta-feira, 17 de maio de 2007

Argumentos x "argumentos"

Luiz Augusto Xavier (foto) tem 37 anos de jornalismo. Certamente mais tempo do que o presidente da Paraná Esporte, o ex-deputado federal Ricardo Gomyde, tem de vida. No exercício da profissão, Xavier já trabalhou em rádios, TVs e jornais. E já rodou o mundo, cobrindo grandes eventos esportivos.

Toda esta experiência – de vida e de profissão – pesa muito na hora de alguém emitir opinião, ou mesmo de fazer uma análise real de alguma situação.

Talvez por isso, em sua coluna de hoje no jornal O Estado do Paraná, Xavier praticamente desmonta um dos argumentos utilizados por Gomyde para ter escolhido o Pinheirão como o estádio paranaense que deve sediar jogos da Copa 2014: o de que a Fifa exige amplos espaços livres ao seu redor. “Um dos pontos de glamour da Copa da França era o Parque dos Príncipes, um estádio central, encravado no meio de prédios e sem estacionamento. Na Alemanha, ano passado, havia pelo menos três praças nessas condições. A começar pelo maravilhoso Olympiastadion, no centro de Berlim. Tanto quanto a Baixada e o Alto da Glória.”

Esta é a diferença entre a opinião de quem esteve lá e sabe como as coisas funcionam e a de quem quer se valer de um livrinho de orientações para que seus próprios interesses prevaleçam perante o interesse público.

Sem falar que Morumbi, Maracanã e Beira-Rio, que também estão na disputa para sediar jogos do Mundial, ficam igualmente em zonas residenciais com altos índices demográficos.

E agora, Gomyde vai se basear em quê???

Nenhum comentário: