quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Iatauro: “promovido para baixo”?

O jornalista Fábio Campana, em sua coluna Et Cetera desta quarta no Estado do Paraná, conta os quais seriam verdadeiros motivos por trás do apoio do governador Roberto Requião à candidatura de Rafael Iatauro para a presidência da FPF. E mais: diz que Iatauro só aceita para atrair para si os holofotes da mídia, com vistas à eleição de outubro. Confira a coluna:

A fritura de Rafael

Roberto Requião tem um estilo próprio para se desvencilhar de algum auxiliar que considera inconveniente. Em vez de demiti-lo, ele cria um subterfúgio para afastá-lo do cargo, quase sempre ancorado através de uma falsa promoção. É o que está acontecendo com o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro. Incomodado com a visibilidade pública do subordinado, o governador achou uma maneira de “despejá-lo” da função. A estratégia: indicar o “amigo” para a presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Colou. O secretário, mordido pela mosquinha azul, não percebeu que, por trás da iniciativa, há um evidente processo de fritura política. A fogo brando.

Foi premeditado

Há muito Requião deixa claro a áulicos mais próximos de que desejava encontrar uma “saída digna” para Iatauro. Agora aconteceu. A presidência da FPF é uma isca perfeita, pois, ganhando ou perdendo a eleição, Rafael não terá condições de voltar ao Palácio. Trata-se de uma passagem só de ida. E tchau.

Descarte

A “rifada” que o governador está dando em seu chefe do gabinete civil chega a ser constrangedora. Que Requião não tolera dividir holofotes, tampouco agüenta ver alguém próximo de si “aparecer” é ponto pacífico, mas não deixa de surpreender o tamanho de seu “maquiavelismo”.

Troco

Por outro lado, vale ressaltar que a saída do governo atende também a um anseio secreto de Iatauro. Há indícios de sobra de que o secretário não tolerava mais levar espinafradas públicas e privadas. Apesar disso, a versão oficial é de que a relação entre os dois vai muito bem, et cetera e tal.

Com os ursos

Na prática, contudo, ainda está fresco na memória dos mais atentos observadores políticos o longo tempo que durou a viagem de férias de Rafael. Não consta que um político local tenha passado um período tão extenso afastado do cargo, sobretudo porque o destino escolhido pelo auxiliar foi o gélido Canadá.

Tem mais

Igualmente é fato de que o chefe da Casa Civil só permanece no governo porque deseja ocupar espaço para pavimentar o sonho de ser eleito deputado federal. Assim, se der certo o “plano FPF”, sem peso na consciência, ele poderá deixar o posto no executivo tranqüilo, visto que a vitória para a presidência da Federação garantiria espaço de sobra na mídia. E melhor: tudo isso sem ter que agüentar os destemperos e estripulias do inquilino do Cangüiri.

Projeção eleitoral

É evidente que Iatauro tem chances reais de se eleger para o comando do futebol paranaense. Entretanto, pesa contra ele justamente a proximidade com Requião. O desgaste é gigantesco. O ônus terrível. Parece óbvio que, se estivesse sozinho, suas chances seriam muito maiores, inclusive despontaria como favorito. Hoje não. O fantasma do Roberto assombra tanto que pode pôr tudo a perder.

2 comentários:

Anônimo disse...

essa eleição para a federação paranaense de futebol vai ser a mutretagem do século... vai faltar picareta em todas as chapas que estão se formando...

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.