terça-feira, 10 de julho de 2007

O "Itamar Franco" paranaense

Esta saiu na Gazeta do Povo de hoje:

Presidente-tampão tem cargo oficializado

Aluísio Ferreira está mantido no cargo de presidente da Federação Paranaense de Futebol. O “Itamar Franco” do futebol do estado teve o mandato tampão oficializado ontem, após uma reunião com a diretoria da FPF – ainda ligada à gestão Onaireves Moura.

Ferreira foi escolhido pelos demais vice-presidentes (Adroaldo Araújo, Aristides Mossambani, Jorge Dib Sobrinho e Lino Rodrigues) para ficar no poder até abril de 2008, quando venceria mais um mandato de Moura, que comandou a Federação por 22 anos. “Quero agradecer aos companheiros pela confiança”, disse o mandatário-tampão, prometendo logo de cara informatizar a entidade: “Temos de modernizar. Os problemas do Moura começaram ali (na falta de informatização), como por exemplo no caso do Rio Branco”.

Ele se referiu à eliminação do Leão na Copa do Brasil em função de uma falha no departamento de registros da FPF. O novo presidente também prometeu sindicâncias para apurar erros nos departamentos.

A auditoria na FPF ficou em segundo plano. Ferreira disse que considera necessário apurar os desvios de conduta na entidade, mas por ora... “Estamos sem recursos financeiros”, admitiu, logo emendando: “Isso não pode deixar de ser feito, para que todos saibam o que acontece aqui dentro. Ele não quis falar em sucessão. Disse que a preocupação maior é sanear a Federação e reabrir o Pinheirão. E afirmou que quer romper os laços com Onaireves Moura. Ao menos em partes. “Administrativamente sim. Agora, pessoalmente, não. Não tenho como negar que sou amigo dele”, disse. O presidente confirmou que mantém contatos com Moura. “Eu tenho conversado com ele. É rotineiro, mas de acordo com a necessidade”, disse, explicando: “Por exemplo, o contrato do Estadual com a TV, os rombos financeiros...”.

A comparação com Itamar Franco tirou risadas de Aluísio Ferreira. Ele assume após denuncias de corrupção, como o ex-presidente, vice de Fernando Collor. Mas não havia pensado nas similaridades. “Eu não havia pensado assim ainda, até porque qualquer um dos vices podia assumir”, disse. E logo confessou: para quem tem como maior experiência, o comando da Liga Amadora de Ponta Grossa assumir a principal cadeira no futebol do Paraná foi um susto. “Essa ascensão foi surpresa. Como o Itamar, vice é vice. E o Jô Soares dizia: 'você já viu alguma rua com nome de vice?'”, questionou, na esperança de fazer história no comando da FPF.

Nenhum comentário: