segunda-feira, 16 de julho de 2007

Joel Malucelli quer consenso para assumir FPF

Em entrevista a uma rádio de Curitiba, o empresário e presidente do J. Malucelli, Joel Malucelli, admite a intenção de presidir a FPF, pede apoio de todos os clubes e até do afastado Onaireves Moura, diz que a indicação da Arena da Baixada para sediar a Copa de 2014 foi acertada e detona o projeto de Giovani Gionédis de levar o Coritiba para um "novo" Pinheirão. Confira a matéria publicada na Tribuna do Paraná desta segunda-feira:

Malucelli quer apoio de Moura pra concorrer à presidência da FPF
Joel Malucelli abriu o jogo. O empresário admitiu a intenção de presidir a Federação Paranaense de Futebol (FPF), mas frustou quem espera uma nova mentalidade na administração do esporte no Estado. Joel quer o apoio do ex-presidente Onaireves Moura, afastado pela Justiça Desportiva, e diz ser indispensável a participação da atual diretoria em um novo mandato.
Em entrevista à Rádio Paraná, após o jogo entre J. Malucelli e Rio Branco, na tarde de ontem, Joel avisou: é candidato a assumir a entidade a partir de abril de 2008, mas não quer bate-chapa. Só aceita ser conduzido ao cargo por um consenso entre os filiados. “Não é meu projeto de vida presidir a FPF, mas se me chamarem, vou ajudar. Se todos se unirem, estarei lá. Mas se for para fazer um futebol rachado, estou fora”, afirmou.
A união pretendida por Joel inclui Onaireves Moura, controvertido cartola que dirigiu a FPF por 22 anos e foi recentemente suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Moura pegou um gancho de 6 anos, por sonegação fiscal e desvio de verbal, e cedeu seu lugar ao vice Aluízio Ferreira, que vai conduzir a entidade até o fim do atual mandato. “Penso em ter o apoio do Moura, sim. Queira ou não, ele fez uma administração boa. Acho que é indispensável que ele e todos que dirigem a FPF, atualmente, estejam juntos para participar”, admitiu Joel.
O empresário também defendeu a manutenção da atual estrutura política da entidade, que iguala clubes profissionais e amadores. “Pobres e ricos têm de ter o mesmo peso. O esporte é o mesmo”, justifica.
As ligas amadoras são apontadas pelos críticos de Moura como seus “currais eleitorais”. Dirigentes de clubes denunciam, inclusive, a existência de ligas “fantasmas”, criadas apenas para dar sustentação eleitoral ao antigo dirigente.
Copa na Baixada
Ex-presidente do Coritiba, Joel criticou os planos do atual mandatário alviverde. Giovani Gionédis quer construir um novo estádio para o Coxa, no local onde hoje está o Pinheirão, principal patrimônio da FPF. “Eu não sei o que faria com o Pinheirão, mas acho que o que o Coritiba está querendo não é justo. O clube já tem seu estádio e essa história de fazer um mais moderno é balela. Ninguém vai investir em um projeto caro. Nossa economia não permite isso”, acredita.
Joel também elogiou a indicação da Arena da Baixada como palco da Copa do Mundo de 2014, considerada por ele a melhor alternativa para que Curitiba seja confirmada como uma das sedes. “O estádio do Atlético é sem dúvida o mais habilitado. Temos que admitir isso e trabalhar juntos para trazer a Copa para cá”, concluiu.
* * *
Joel Malucelli é um dos poucos nomes em condições de assumir e moralizar a FPF. E está certo em pedir consenso entre os clubes em torno de um nome único. Só erra ao querer Moura ao seu lado. É melhor deixar Onaireves de fora se quiser ter o apoio pretendido.

Nenhum comentário: