quinta-feira, 5 de julho de 2007

O fim da FPFTV

Matéria de hoje na Tribuna do Paraná:
FPFTV está fora do ar
Carlos Simon
Mergulhada em dívidas e com as fontes de renda prejudicadas, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) prepara-se para uma era de austeridade financeira, em contraste com o “luxo” esbanjado até então. A primeira vítima do corte de gastos simboliza bem a mudança administrativa em relação à gestão anterior: a FPFTV, menina dos olhos do ex-presidente Onaireves Moura.
Dos sete jornalistas que compunham a equipe, cinco foram dispensados esta semana. Por enquanto, a FPFTV abandona as transmissões ao vivo e produzirá apenas programas de estúdio. Um choque drástico para o projeto que havia se tornado a nova obsessão de Moura - salários de funcionários chegaram a atrasar para o custeio das transmissões. “A FPFTV era deficitária. Com menos gente dá para tocar, porque é um bom negócio”, falou o presidente em exercício da FPF, Aluizio Ferreira, que não descarta reativar as transmissões via internet, desde que haja possibilidade de receita.
A última partida que seria exibida pela web-emissora - Real Brasil x Iraty, pela Copa Paraná - não foi à rede por problemas técnicos.
Inaugurada durante a Divisão de Acesso de 2006, a FPFTV chegou a transmitir quatro jogos por rodada no Estadual-2007 - o que exigia grande estrutura humana material. Mas os anunciantes não eram de grande porte e o número de pacotes vendidos foi mínimo.
A aposta em projetos insustentáveis financeiramente foi uma das marcas da administração Moura - sua maior obra, o Pinheirão, é o exemplo típico. As dívidas se acumularam e hoje a Federação, inadimplente com a Prefeitura, o INSS, a Receita Federal e outros órgãos, tem as receitas penhoradas judicialmente. Erro que o sucessor temporário não pretende repetir. “É preciso tomar algumas posições”, afirma Aluizio, que, além dos profissionais da FPFTV, autorizou a demissão de uma funcionária do TJD, que era bancada pela Federação. Parte da estrutura da FPFTV será redirecionada para o projeto de informatização da Federação.
Aluizio garantiu ainda que a assembléia entre os cinco vice-presidentes, que escolherão um deles para comandar a Federação até abril de 2008, acontece até a metade da próxima semana.

Nenhum comentário: